Faça sua pesquisa
Projetos incentivados
Proponentes
Incentivadores
Áreas culturais
Locais de execução
Lei Rouanet
Leis estaduais
Leis municipais
Legislação
Editais
Links
Projetos culturais: como elaborar, executar e prestar contas

A cartilha Projetos culturais: como elaborar, executar e prestar contas faz parte do projeto Economia Criativa – Série Primeiros Passos – Capacitação de Empreendedores Criativos. A publicação foi produzida pelo Instituto Alvorada Brasil no âmbito do convênio de cooperação técnica e financeira com o Sebrae Nacional.

Conforme explicita o título, a cartilha está dividida em três partes: elaboração, execução e prestação de contas de projetos culturais. Seu objetivo é fornecer conhecimento para subsidiar o trabalho de milhares de empreendedores criativos que se encontram à margem dos incentivos fiscais concedidos pelo poder público e dos patrocínios liberados por empresas privadas.

O principal diferencial da cartilha é a abordagem sistêmica e detalhada das três etapas que compõem um projeto cultural, com destaque para a prestação de contas. Esta etapa é de extrema importância, na medida em que uma prestação de contas falha pode comprometer grandes esforços desenvolvidos pelos produtores culturais.

A cartilha contém textos de fácil leitura, formato dinâmico e foco na interatividade com o leitor. A primeira parte trata da concepção e elaboração de um projeto cultural, com ênfase para o planejamento da proposta e montagem da planilha financeira. Na segunda parte, são apresentados os trâmites necessários para a operacionalização e a execução administrativa e financeira do projeto cultural. O último bloco fornece orientações sobre os procedimentos para a comprovação física e financeira do projeto cultural, ou seja, sua prestação de contas.

Segundo o MinC, foram rejeitadas as prestações de contas de 983 projetos incentivados pelo Pronac no período de 2000 a 2014, sendo que, destes, 611 foram apresentados no campo de abrangência da nossa pesquisa (2008/2013). Nos mesmos períodos, 913 e 575 proponentes foram classificados como inabilitados devido a irregularidades detectadas na prestação de contas.

Seguindo a metodologia de educação a distância, a cartilha elenca uma série de exercícios relativos às três etapas de um projeto cultural. Esse recurso pedagógico possibilita ao leitor assimilar com mais facilidade o conhecimento transmitido. No final de cada uma das partes da publicação, o leitor encontrará, ainda, um capítulo destinado às perguntas mais frequentes sobre os temas abordados.

A cartilha Projetos culturais: como elaborar, executar e prestar contas pode ser reproduzida total e/ou parcialmente, desde que citada a fonte. Os autores também franqueiam aos usuários a distribuição e a hospedagem do arquivo PDF da publicação em sites de empreendedores criativos, produtivos, órgãos públicos e outros interessados.

:: Download::

 
 
O que é projeto cultural Textos de referência Cartilha Catálogo
Copyright 2014 - Conteúdo liberado para uso e divulgação irrestrita desde que citado como fonte o Sebrae e o Instituto Alvorada Brasil