Faça sua pesquisa
Projetos incentivados
Proponentes
Incentivadores
Áreas culturais
Locais de execução
Lei Rouanet
Leis estaduais
Leis municipais
Legislação
Editais
Links
Instituto Alvorada Brasil

Criado em 2009, o Instituto Alvorada Brasil é uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) que desenvolve projetos nas áreas de cultura, responsabilidade social e economia criativa. A sede está localizada em Brasília, mas o estatuto prevê atuação em âmbito nacional.

Na esfera artística, são produzidos vários projetos de música e teatro aprovados pelo Ministério da Cultura (MinC) e executados por meio da Lei Rouanet. O Instituto também é responsável pela curadoria e gestão operacional do Teatro Oi Brasília desde setembro de 2009.

Além de ser entidade proponente no MinC, o Instituto Alvorada Brasil é responsável, desde 2013, pela organização do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em conjunto com a Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal. Em 2012, também se tornou parceiro da Câmara dos Deputados para a coprodução de projetos culturais. O Instituto foi, ainda, a instituição que inaugurou, em agosto de 2014, a Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do Distrito Federal com o projeto Alvorada das Artes.

A primeira incursão do Instituto no campo da economia criativa ocorreu em agosto de 2011, quando concebeu, em conjunto com o Sebrae de Sergipe, um projeto para a realização da I Semana da Economia Criativa do Nordeste.

Em setembro de 2013, o Instituto firmou convênio de cooperação técnica e financeira com o Sebrae Nacional para executar o projeto Economia Criativa – Série Primeiros Passos – Capacitação de Empreendedores Criativos. Além do lançamento do site Mapa de financiamento de projetos culturais, o projeto resultou na produção do catálogo Mecenato Cultural no Brasil e da cartilha Projetos culturais: como elaborar, executar e prestar contas.

A partir do segundo semestre de 2014, o Instituto desenvolverá, em parceria com a professora Cláudia Leitão – precursora da Secretaria de Economia Criativa do MinC – estudo para mapear as principais cadeias produtivas que integram o mercado da economia criativa no Distrito Federal, Bahia e Rio de Janeiro.

Em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), o Instituto participou do lançamento, em setembro de 2012, do projeto Vozes da Classe Média, desenvolvido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR). Vale destacar, também, o trabalho de coordenação das pesquisas para a elaboração do livro Um mensageiro através do tempo, em homenagem aos 350 anos dos Correios, lançado no final do primeiro semestre de 2014.

 
 
O que é projeto cultural Textos de referência Cartilha Catálogo
Copyright 2014 - Conteúdo liberado para uso e divulgação irrestrita desde que citado como fonte o Sebrae e o Instituto Alvorada Brasil