Faça sua pesquisa
Projetos incentivados
Proponentes
Incentivadores
Áreas culturais
Locais de execução
Lei Rouanet
Leis estaduais
Leis municipais
Legislação
Editais
Links
Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte, ou seja, aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 3,6 milhões. Há mais de 40 anos, atua com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, sustentabilidade, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios.

As soluções desenvolvidas pelo Sebrae atendem desde o empreendedor que pretende abrir seu primeiro negócio até pequenas empresas que já estão consolidadas e buscam um novo posicionamento no mercado. Com atendimento em todo o Brasil, o Sebrae oferece cursos, seminários, consultorias e capacitação para pequenos negócios de todos os setores.

Por entender a importância da economia criativa no desenvolvimento socioeconômico do país, o Sebrae iniciou sua atuação junto aos empreendedores desse segmento em 1997 com o Programa Sebrae de Artesanato. As ações evoluíram e, em 2000, iniciou-se uma pesquisa de identificação de ícones que remetesse à identidade brasileira, a ser aplicada como diferencial competitivo nos pequenos negócios. Daí surgiu o programa Cara Brasileira.

A ampliação da atuação ocorreu em 2005, a partir da estruturação da carteira de projetos de cultura e entretenimento, que trabalhava a associação da produção cultural ao desenvolvimento do destino turístico, buscando, assim, a difusão da cultura brasileira e a ampliação de mercado. Com o amadurecimento dessas ações, a partir de 2010, buscou-se contribuir de forma mais efetiva para a profissionalização e fortalecimento dos empreendimentos que atuam nos segmentos que compõem o universo da economia criativa (audiovisual, artes visuais, comunicação, design, música, software, games, manifestação popular, moda e artesanato).

Como norteador das ações do Sebrae, em 2012, foi elaborado o Termo de Referência de atuação do Sistema Sebrae na Economia Criativa, que tem por definição “o conjunto de negócios baseado no capital intelectual, cultural e na criatividade gerando valor econômico”.

A parceria com o Instituto Alvorada Brasil objetiva contribuir para o alcance da profissionalização dos negócios criativos, pois possibilitará o acesso às informações relativas à disponibilização de recurso público e privado específico a esse segmento, bem como orientação na estruturação de projetos para captação dos recursos.

Para saber mais, acesse www.sebrae.com.br ou ligue gratuitamente para a Central de Relacionamento Sebrae (0800 570 0800).

 
 
O que é projeto cultural Textos de referência Cartilha Catálogo
Copyright 2014 - Conteúdo liberado para uso e divulgação irrestrita desde que citado como fonte o Sebrae e o Instituto Alvorada Brasil