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Sobre o projeto

O projeto Economia Criativa – Série Primeiros Passos – Capacitação de Empreendedores Criativos é resultado de convênio de cooperação técnica e financeira firmado, em setembro de 2013, entre o Instituto Alvorada Brasil e o Sebrae Nacional. A partir de entendimento comum da importância da economia criativa para o desenvolvimento socioeconômico do país, as duas instituições decidiram estudar as possibilidades abertas pelo mecenato cultural no Brasil para o financiamento de projetos de empreendedores criativos.

O objetivo desse projeto é fornecer conhecimentos para que os pequenos negócios que atuam na indústria criativa assimilem as várias dimensões dos projetos culturais incentivados e se habilitem para a disputa das fontes de financiamento previstas nas leis de incentivo à cultura e lastreadas pelos mecanismos de renúncia fiscal.

O projeto compreende três produtos. O carro-chefe deles é o site Mapa de financiamento de projetos culturais, cujo pioneirismo consiste na criação de uma ferramenta de busca e pesquisa que fornece informações sobre projetos financiados por meio do mecenato cultural nos níveis federal, estadual e municipal. Desse modo, os empreendedores criativos e demais usuários poderão acessar nessa plataforma eletrônica informações sobre aproximadamente 75 mil projetos apoiados pela Lei Rouanet e pelas leis estaduais e municipais de incentivo à cultura no período de setembro de 2008 a setembro de 2013.

O site reúne, em uma única plataforma, dados que se encontravam dispersos no Ministério da Cultura (MinC), nas secretarias estaduais e municipais de cultura e em outras instituições públicas de políticas de apoio e fomento à cultura. Além de acessar dados individuais sobre cada projeto, os usuários podem fazer cruzamentos de várias informações, como nome e objeto do projeto, proponentes, empresas incentivadoras, segmentos culturais, locais de execução, entre outras. Ao concluir a pesquisa, a ferramenta de busca do site gera relatórios gerenciais no formato de arquivos Excel, que podem ser exportados para qualquer plataforma.

O segundo produto é a cartilha Projetos culturais: como elaborar, executar e prestar contas. O objetivo da publicação é fornecer conhecimento para subsidiar o trabalho de milhares de empreendedores criativos, que se encontram à margem dos incentivos fiscais concedidos pelo poder público e dos patrocínios liberados por empresas privadas.

A publicação contém textos de fácil leitura, formato dinâmico e foco na interatividade com o leitor. O principal diferencial da cartilha é a abordagem sistêmica e detalhada das três etapas que compõem um projeto cultural, com destaque para a prestação de contas. Esta etapa é de extrema importância, na medida em que uma prestação de contas falha pode comprometer grandes esforços e inabilitar os produtores culturais proponentes.

O terceiro produto do projeto Economia Criativa – Série Primeiros Passos – Capacitação de Empreendedores Criativos é o catálogo Mecenato Cultural no Brasil – Setembro2008/Setembro2013. Trata-se de um corolário do site Mapa de financiamento de projetos culturais. A publicação visa apresentar a análise sintética dos dados disponíveis no site para subsidiar as atividades de prospecção de fontes de financiamento de produtores culturais e pequenos negócios que atuam no universo da economia criativa.

 
 
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